Times extintos? 5 clubes que sumiram do futebol

5 clubes que foram extintos do futebol brasileiro

É muito triste você ver um time que lutando para sobreviver e mais triste ainda quando esse time, por uma série de fatores não consegue mais se manter e acaba extinto ou licenciado. O futebol, principalmente no Brasil, passa por uma série de desigualdades que resulta na extinção de alguns clubes.

É uma série de fatores que fazem com que um clube não consiga mais competir sequer nas últimas divisões. Afinal o que mais pesa para esses clubes é com certeza o fator financeiro. Times precisam de receita e patrocínio e quando isso não é o suficiente, não é possível continuar competindo.

Eu fiz uma lista de 5 times que já fizeram parte da história do futebol e hoje são apenas lembranças, confira:

Alegrense

Clube capixaba Alegrense, antes da extinção do futebol.
Alegrense Futebol clube

O Alegrense Futebol Clube é um time fundado na cidade de Alegre, Espírito Santo, no ano de 1971. Por mais de 30 anos o time teve dificuldades em aparecer no cenário nacional e obter qualquer tipo de destaque.

Em 2001 e 2002 o clube se sagrou Campeão Capixaba, e a Copa do Brasil em 2002 e 2003. Contudo, em 2004, depois das derrotas, o Alegrense se licenciou da competição, foi rebaixado e não conseguiu mais emplacar nenhuma competição.

Renner

O Renner na conquista do título gaúcho antes da extinção.
Grêmio Esportivo Renner

Fundado em 1931, o Grêmio Esportivo Renner foi um clube de tradição em Porto Alegre. O clube era conhecido por “Time dos Industriários” visto que foi fundado por funcionários da empresa Renner.

Aos poucos foram ganhando destaque nas competições municipais e torneio de início, entretanto, foi em 1954 o grande destaque do clube gaúcho. O Renner conseguiu o feito de ser Campeão Gaúcho, invicto na competição. Em virtude de uma crise financeira na empresa que patrocinava o time, em 1957 ele fechou as postas.

Mesmo extinto o clube continuou na lembrança e na história. Surpreendentemente durante um período de 44 anos o Renner foi o último Campeão Gaúcho sem ser a dupla Grêmio e Internacional.

Paulistano

Time do Pauliststano no inicio do século XX antes da extinção do futebeol.
Paulistano

O Paulistano era um clube poliesportivo e inclusive demorou para aceitar a inclusão do futebol nas suas atividades. Posteriormente, o futebol se popularizou e a agremiação passou a participar de pequenas competições.

O time foi 11 vezes campeão paulista com feitos inéditos no futebol até então. Além disso foi o primeiro clube brasileiro a sair para jogar na Europa em 1925. No ano de 1929 o futebol paulista se profissionalizou e, inesperadamente, o Paulistano fechou as portas para o futebol. Muitos que saíram de lá acabaram participando da fundação do São Paulo FC no ano seguinte.

Metropol

Uma das formaççoes do Metropel antes da extinção do clube.
Esporte Clube Metropol

Fundado em 1945, o Esporte Clube Metropol chegou a vencer 5 vezes o Campeonato Catarinense. O time de Criciúma/SC não chegou a comemorar o 6º título visto que em 1969, quando levantou a 5ª taça, fechou as portas.

Os investimentos chegaram ao fim logo após a uma derrota polêmica contra o Botafogo na Taça brasil em 1968. O jogo estava empatado, mas teve que ser paralisado devido a uma forte chuva. A CBD pediu que o Metropol retornasse a Criciúma, o time retornou. Logo após o ocorrido marcou o jogo para o dia seguinte e decretou a vitória do Botafogo por W.O.

São Bento

Associação Atlética são Bento

A Associação Atlética São Bento, foi um clube fundado por um Padre em 1914 na cidade de São Paulo. Ainda que recente o clube já estreou com muita força, graças ao Padre que convocou vários atletas que havia dado aulas.

No ano de fundação o clube conquistou o Campeonato Paulista e logo após a Taça Rio-São Paulo, vencendo o grande Flamengo. Em 1925 voltou a conquista o Campeonato Paulista que, inesperadamente, foi o último título do Clube. Assim como aconteceu com alguns outros clubes em 1933 o futebol se profissionalizou e eles não tiveram forças para continuar competindo.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!