O timaço do Goiás de 2000: Fernandão, Dill, Harlei e outros ídolos

Ídolos do Goiás EC

Relembre as estrelas do grande time do Goiás Esporte Clube que conquistou o pentacampeonato goiano em 2000. Veja também a camisa retrô que a RetrôMania produziu em homenagem a essa conquista histórica.

A conquista do Campeonato Goiano de 2000 pelo esmeraldino foi um marco na história do estadual. Nenhuma outra equipe jamais conseguiu igualar o feito alcançado por Fernandão, Dill e outros grandes ídolos do Verdão que fizeram parte daquela conquista.

Poster Goiás campeão 2000

Um time de ídolos que ficou na memória

Na foto do elenco consta o nome dos atletas que estiveram presentes naquela conquista, mas vamos recordar aqueles que mais se identificaram com o clube esmeraldino e até hoje estão entre os maiores ídolos da história do Goiás.

Harlei: Chegou em 1999, foi campeão da Série B e permaneceu no clube durante 15 anos. É o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Goiás, com 831 jogos defendendo o gol do Verdão. O campeonato goiano de 2000 foi o primeiro estadual conquistado por Harlei, que venceu 7 no total.

Túlio: O volante com cabelo pintado de verde na foto ficou conhecido como Túlio Guerreiro. Chegou ao Goiás em 1995 e esteve no clube nos 5 anos de conquistas em sequência. Túlio também teve destaque em sua passagem pelo Botafogo, onde também é muito querido pela torcida.

Sílvio Criciúma: Estreou no Goiás em 1996, foi capitão da equipe e em 2017 ergueu novamente a taça de campeão estadual, dessa vez como treinador.

Araújo: Chegou em 1997 e se tornou simplesmente o maior artilheiro da história do clube, com 145 gols marcados. Além de artilheiro, também consagrou vários companheiros, como Dill, Fernandão, Aloísio, Alex Dias, Grafite e Dimba.

Fernandão: Um dos atletas mais identificados com o clube, aparece na foto com barba e bigode pintados de verde. Chegou ao clube ainda na escolinha e tornou-se um ídolo após as campanhas no estadual e o título da Série B. Faltam palavras para expressar o quão grande foi Fernandão em sua carreira, que também é ídolo no Internacional de Porto Alegre, onde levantou a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes, em 2006.

Dill: Marcou incríveis 29 gols no Campeonato Goiano de 2000. No mesmo ano fez mais 20 gols no Campeonato Brasileiro (artilheiro ao lado de Magno Alves e Romário). Dill chegou ao Goiás em 1994 e ficará para sempre na história do clube como um de seus principais atacantes de todos os tempos (e isso quer dizer muita coisa, visto a concorrência com Túlio Maravilha, Araújo, Fernandão, Alex Dias, etc).

Danilo: No clube de 1996 até 2004, Danilo fez mais de 150 jogos com a camisa do Verdão. Um dos destaques do time no Campeonato Brasileiro de 2003, Danilo transferiu-se para o São Paulo, onde ganhou o Brasileiro, estadual, Libertadores e Mundial. Atleta vencedor, é ídolo também do Kashima Antlers, do Japão, e do Corinthians, onde atua desde 2010 e assim como no rival São Paulo, venceu todas as grandes competições que poderia.

Josué: Único jogador da lista a disputar uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, o volante que está de cabelo verde na foto venceu seis campeonatos goianos com o esmeraldino (97, 98, 99, 00, 02 e 04). Assim como o meia Danilo, transferiu-se para o São Paulo, onde conquistou tudo que podia. Passou ainda pelo Wolfsburg, foi campeão alemão ao lado de Grafite (outro atleta com passagem pelo Goiás) e terminou sua carreira no Atlético Mineiro,  sendo campeão da Libertadores e da Copa do Brasil pelo clube mineiro.

Não foi atoa que o clube venceu 31 dos 38 jogos que fez na competição. Era praticamente uma seleção, que reuniu alguns dos principais atletas que atuaram pelo clube nas décadas de 1990 e 2000.

Bônus: Camisa Retrô Goiás EC – Pentacampeão Goiano

Em parceria com o esmeraldino, a RetrôMania acaba de lançar o modelo retrô da camisa alusiva a histórica conquista do pentacampeonato goiano de 2000. Uma homenagem a toda torcida do clube e aos grandes jogadores que brilharam naquela campanha espetacular. Você pode encontrar a camisa retrô na loja virtual da RetrôMania (entrega via Correios em todo Brasil) e também na loja oficial do Goiás Esporte Clube.

Camisa Retrô Goiás EC 2000

 

Compartilhe:

Deixe seu comentário!