Especial Copa América: O troféu

O troféu original da Copa América foi confeccionado entre 1916 e 1917 em uma joalheria de Buenos Aires, Argentina. A taça foi uma doação do Ministro de Relações Exteriores da Argentina para a Confederação Sul-Americana de Futebol.

Troféu Copa América

O troféu, que se chama Copa América, é feito de prata, com uma base madeira onde há várias placas identificando as seleções campeãs a cada ano, que foi adicionada na edição de 1979, no Paraguai.

A Copa América tem posse transitória, ou seja, não existe condição que permita um país a se manter com ele até que o sorteio de cada edição seja realizado, o país vencedor recebe uma réplica quando a taça é direcionada para a próxima sede.

Comemoração do centenário

Troféu Copa América 2015

Em 2016 foi a comemoração do centenário da competição e para isso foi produzido um troféu especial comemorativo. Banhada a ouro, a peça ficou em posse definitiva da equipe campeã, o Chile.

Antes de chegar ao Brasil o troféu passará por alguma países. Os visitantes poderão vê-lo na Colômbia, Peru, Argentina e Chile antes de chegar na sede do torneio, que será disputado entre os dias 14 de junho e 7 de julho.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!