Do e-commerce ao franchising: conheça a trajetória da RetrôMania

Neste artigo vamos apresentar um pouco sobre a história da RetrôMania, marca já reconhecida pela qualidade dos seus produtos por milhares de consumidores em todo o Brasil. Fundada em 2012 pelo argentino Aldo Viale e pelo brasileiro André Rocha, na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, a empresa percorreu um longo e interessante caminho antes de chegar ao franchising.

Hoje a RetrôMania é uma marca especialista na comercialização de camisas retrô de futebol e rugby, e vem aumentando o seu catálogo de produtos a cada mês que passa. São mais de 180 modelos disponíveis ao público, contando com diversas opções como macacões para recém-nascidos, kits com camisa e calção para crianças de 1 a 6 anos e ainda uma vasta linha de camisas retrô masculinas e femininas.

Confira a trajetória da RetrôMania, a melhor rede de franquias de camisas retrô:

No início, o processo produtivo era terceirizado e a comercialização das camisas retrô era realizada apenas pelo e-commerce. Pouco tempo depois, os produtos chegaram às redes multimarcas. “A empresa vinha crescendo organicamente, mas éramos muito dependentes dos fornecedores. Só conseguíamos entregar cerca de 30% das encomendas. Era difícil encontrar parceiros com a qualidade desejada e o comprometimento necessário para atender uma demanda que só crescia”, lembra um dos sócios fundadores, Aldo Viale.

Em 2014 a marca deu um importante passo para sua expansão. Os sócios optaram por investir na criação de uma fábrica, a fim de internalizar a produção. “Com a fabricação própria ganhamos escala, qualidade e o controle sobre o prazos. No mundo dos esportes isso é vital. Vende mais o clube que está melhor posicionado nos campeonatos”, destaca André Rocha. A partir daí, a empresa criou processos produtivos e logísticos com sistemas de pronta entrega capazes de disponibilizar seus produtos em qualquer lugar do país num prazo de 72 horas.

Com fábrica própria a marca passou a crescer exponencialmente em todo o Brasil, principalmente através das lojas multimarcas que revendem seus produtos.

Para atender aos torcedores de cada região, uma outra preocupação da empresa é quanto ao licenciamento e aumento da variedade de produtos. “Estamos em constante negociação com diferentes clubes das séries A, B, C e D para oferecer aos nossos clientes a maior variedade de produtos possível. Também fazemos parcerias com jogadores célebres, visando desenvolver camisas comemorativas das conquistas deles e de seus clubes”, explica Rocha.

Ainda em 2014, mais uma importante marca: a empresa inaugurou seu primeiro quiosque, em um dos principais shoppings do Espírito Santo. O sucesso foi tão grande que não demorou muito para a inauguração de uma segunda unidade própria, e assim tornar-se referência para o público capixaba. O mix de produtos das unidades próprias inclui camisas masculinas, femininas e infantis, além de chaveiro, chinelo, caneca, entre outros mimos que visam atender a diversidade. Um dos diferenciais da marca é o equilíbrio entre a qualidade e o preço acessível.

Quiosque RetrôMania

Com a expertise adquirida com a criação da fábrica, o e-commerce, as vendas no varejo multimarcas e duas unidades próprias, a empresa decidiu investir no franchising. “Adquirimos uma maturidade muito importante em todo o caminho percorrido. Agora nos sentimos prontos para oferecer aos franqueados um negócio bem estruturado, com alta qualidade, mercado em expansão e uma inteligência de gestão, baseada no nosso próprio know how”, garante Viale.

A franquia da RetrôMania está formatada para o modelo de quiosques instalados nos corredores dos shoppings ou aeroportos, onde as camisas ficam mais visíveis e expostas ao público. Essa é uma vantagem estratégica do modelo, pois dessa forma o cliente não precisa superar a barreira de uma entrada, como seria se fosse uma loja. Para conhecer mais sobre o modelo de franquia, clique aqui e acesse a página com todas as informações sobre como e por que se tornar um franqueado da marca.

Os sócios percebem ainda que o formato beneficia a compra por impulso, principalmente durante as datas comemorativas, visto que cerca de 50% das vendas são destinadas a presentes. Sendo assim datas como Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal, sempre registram grandes picos de vendas.

Hoje a marca é uma das responsáveis por ter tornado as camisas retrô uma febre entre o brasileiros. Isso se deve ao fato de que produtos retrô nunca saem de moda, diferentemente das camisas utilizadas em jogos dos clubes, que ficam obsoletas com a troca de patrocinadores e jogadores. “Além de custarem menos da metade, as camisas retrô são atemporais e capazes de carregar um valor histórico e simbólico como nenhuma outra”, ressalta Viale.

Com toda essa inteligência de negócio, a rede inaugurou em maio sua primeira unidade franqueada, na cidade turística de Foz do Iguaçu/PR e pretende inaugurar mais duas unidades ainda em 2017. “Nossa expectativa é iniciar a expansão pelo Sudeste. Contudo, como temos multimarcas em todos estados, não existem fronteiras para o crescimento. Conhecemos as preferências de cada região e fazemos questão de entregar ao nosso futuro franqueado todo o conhecimento que construímos ao longo de nossa trajetória”, finaliza Viale.

Modelo de negócio alternativo: Cantinho RetrôMania

Pensando principalmente no público que busca uma fonte de renda extra, a marca traz o Cantinho RetrôMania como uma opção alternativa ao modelo de Franquia. Trata-se de um modelo de negócio store-in-store (loja dentro da loja), que permite ao investidor agregar um armário com camisas da RetrôMania a um segundo empreendimento, como clubes sociais e esportivos, barbearias e bares temáticos.

Cantinho RetrôMania

Atualmente o Cantinho está disponível a partir de R$ 6.900,00 e incluí 100 camisas retrô, 50 sacolas de presente, armário personalizado e maquininha de cartão de crédito.  Clique aqui e confira todas as informações sobre o modelo de negócio e como adquirir o seu próprio Cantinho RetrôMania.

 

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