Anos 90: uma verdadeira coleção de craques

Anos 90 - grandes jogadores

Não é novidade para ninguém que na década de 90 o futebol teve vários nomes de peso. Não apenas no Brasil, mas em outros países, o atletas viveram anos de muitas conquistas.

Para alguns apaixonados por futebol o nível dos jogadores dos anos 90 jamais será igualado. Separei para vocês uma lista com alguns atacantes que certamente fizeram parte da sua história, ou pelo menos deve ter ouvido falar deles.

Romário

Romário foi um dos craques brasileiros dos anos 90
Jogador Romário pelo Barcelona

Romário, o nosso “Baixinho”, viveu inegavelmente os melhores anos de sua carreira nos anos 90. Um dos maiores destaques da Copa de 1994, que não apenas trouxe o tetracampeonato para o Brasil, como também lhe rendeu o título de Melhor Jogador do mundo.

O primeiro time que atuou na Europa foi o PSV na Holanda e até os dias de hoje é considerado o “Melhor jogador da história do PSV”. Em 144 partidas, marcou nada mais, nada menos do que 128 gols. Saiu de lá para atuar no Barcelona e na época era o jogador brasileiro mais bem pago do mundo. Na Espanha ganha o apelido de Matador de Porteros pela artilharia e consegue a façanha de fazer 5 hat-tricks em uma edição do campeonato espanhol.

O carioca passou por outros times ao longo de sua carreira, mas foi no Vasco da Gama e no Flamengo que ele deixou mais saudades. Ídolo nos dois clubes Cariocas, conseguiu conquistar a simpatia das duas torcidas. Em seus registros, contam um total 1002 gols marcados ao longo de sua carreira.

George Weah

George Weah foi um dos craques dos anos 90
Jogador George Weah pelo Milan

Nascido na Libéria, George Weah foi, inegavelmente, uma das boas surpresas da década de 90. O jogador Africano tinha muita força física e uma habilidade impressionante, foi assim que chegou no PSG em 1992. Conquistou a simpatia do Milan e lá fez o seu nome enquanto jogador.

Eleito melhor jogador do mundo, bola de ouro e melhor da Europa em 1995, sagrou-se o primeiro Africano a conseguir tal feito. Mas adoração pelo atacante veio mesmo em 1998-99, com a conquista de mais um scudetto rossonero.

Hoje Weah é presidente da Libéria.

Marco Van Basten

Van Basten foi um dos craques dos anos 90
Jogador Marco Van Basten pela seleção holandesa

O holandês Marco Van Basten teve uma carreira curta, de apenas 10 anos, mas com muitos títulos e gols. Começou na juventude atuando pelo Ajax e nas primeiras partidas do profissional substituiu nada mais, nada menos que o glorioso Cruyff.

Conquistou alguns títulos no Campeonato holandês, ganhou destaque na seleção holandesa onde fez um dos gols mais bonitos da história do futebol. Posteriormente chamou a atenção do Milan e acabou sendo comprado pelo clube Italiano. Com grandes atuações conquistou 3 bolas de ouro e um título de melhor do mundo em 1993, inesperadamente o jogador teve de fazer uma cirurgia que colocou um ponto final na sua carreira aos 30 anos, em 1995.

Hristo Stoichkov

Stoichkov foi um dos craques que jogou nos anos 90
Jogador Hristo Stoichkov pelo Barcelona

No meio de tantos craques que decolaram nos anos 90 estava o búlgaro Hristo Stoichkov. No começa da carreira, ainda com 19 anos, o ex-jogador quase teve sua carreira encerrada. Por consequência de uma briga em campo, Stoichkov agrediu o goleiro do time rival e ficou um ano sem jogar.

Despertou o interesse do Barcelona ainda na temporada que ganhou o título de melhor jogador da Europa defendendo o CSKA Sófia. O jogador brincava dizendo que “Existe um Cristo lá em cima e outro aqui embaixo. Ambos fazem milagres”. Foi com muita pontaria e habilidade que conseguiu, inesperadamente, levar a Bulgária para a Copa de 1994, depois de eliminar a França. A seleção búlgara, que até então não tinha ganho nenhum único jogo em Copas, chegou às oitavas de final.

Stoichkov chegou a ganhar uma Bola de Ouro, Chuteira de Ouro da Copa de 1994 e outros prêmios individuais. O atacante não apenas foi um dos melhores da sua geração, como também marcou 330 gols ao longo de sua carreira.

Roberto Baggio

Baggio foi um dos craques que jogou nos anos 90
Jogador Roberto Baggio pela seleção Italiana

Esse deve um dos jogadores italianos mais populares do mundo, principalmente na década de 90. Roberto Baggio, era uma máquina de fazer gols por onde quer que passasse. Em toda sua carreira jogou apenas no seu país de origem, os clubes que mais atuou foram Fiorentina e Juventus.

Muitos carregam na memória a imagem do italiano após perder o pênalti da Copa de 94, mas a carreira dele é muito mais que isso. No Fiorentina, onde foi ídolo durante os anos que jogou, teve uma saída conturbada. A torcida apaixonada não aceitava o fato de perder o seu melhor jogador e protestaram nas ruas. Jogando pela Juventus Baggio conquistou vários títulos e marcou muitos gols, mas foi em uma partida contra a Viola que ele mostrou o seu amor pela Fiorentina. O jogador se recusou a cobrar um pênalti e quando foi substituído pegou um cachecol do time rival e o beijou deixando o campo.

Por 4 vezes foi eleito melhor jogador da Europa e em 1993 foi premiado como melhor do mundo pela FIFA. Ao longo de sua carreira marcou mais de 300 gols como jogador profissional.

Compartilhe:

Deixe seu comentário!