Do Rádio a TV: Como a imprensa fortaleceu a paixão pelo Futebol

A imprensa é presença constante no dia a dia de todos e como não seria diferente, peça chave para a expansão dos horizontes do Futebol. Sentir a emoção de um jogo como se estivesse no estádio, escutar o narrador com toda a emoção de um torcedor gritar por um gol, tudo isso só é possível graças a evolução e aos profissionais apaixonados por esse esporte, o futebol.

Em meados de 1927, um ex-jogador de rugby inglês transmitiu por rádio ao vivo, de uma cabine de madeira, a primeira partida de futebol entre Arsenal e Sheffield United. A revolução começava para nações de apaixonados que até então precisavam aguardar as manchetes dos jornais nos dias seguintes às partidas.

Primeira transmissão via rádio de um Jogo de Futebol
Primeira transmissão via rádio de um Jogo de Futebol.

A primeira Copa do Mundo oficial aconteceu em 1930 no Uruguai, alguns anos após a primeira transmissão, mas ainda sim não era possível tal feito. Apenas em 1938, na edição realizada na França, foi possível acompanhar os jogos via rádio, e alguns dias após as partidas as nações apaixonadas iam a cinemas para assistir aos melhores momentos.

Nesse momento os corações começavam a transmitir sua energia e paixão, sofrer junto aos jogadores e torcer como nunca tinha sido possível.

Em 1938, torcedores se aglomeravam em frente aos alto-falantes instalados na fachada da loja 'Eclética' para escutar as transmissões dos jogos da Copa
Em 1938, torcedores se aglomeravam em frente aos alto-falantes instalados na fachada da loja ‘Eclética’ para escutar as transmissões dos jogos da Copa.

Para nós brasileiros, apaixonados por futebol e principalmente pela nossa seleção, apenas na Copa de 1950, sediada em nosso país, foi possível as primeiras transmissões televisivas. Ainda eram fotografias da seleção brasileira que apareciam nas telas com a narração ao vivo dos jogos, mas que já faziam o coração bater ainda mais forte!

Brasil X Uruguai -Final da Copa do Mundo 1950.
Brasil X Uruguai – Final da Copa do Mundo 1950.

E como não poderia ser melhor, em 1970, na Copa do Mundo do México, uma atuação brilhante da nossa seleção, vencendo todas as partidas guiados pelo hino “Noventa milhões em ação, pra frente, Brasil do meu coração. Todos vamos juntos, pra frente, Brasil, salve a Seleção!(…)”, nós brasileiros, com coração verde e amarelo pulsando forte, pudemos assistir ao vivo e a cores pelas televisões espalhadas nos lares apaixonados o tricampeonato brasileiro.

Final Copa do Mundo 1970 - Brasil 4X1 Itália.
Final Copa do Mundo 1970 – Brasil 4X1 Itália.

À treze dias da Copa do Mundo podemos sentir como a imprensa contribuiu para paixões, trazendo todos os tipos de emoções em qualquer parte do mundo e a qualquer hora. Hoje acompanhamos todos os passos da nossa seleção e nos nossos clubes, seja online, pelo rádio, TV e impressos. Enfim, neste 01 de Junho, Dia da Imprensa, agradecemos aos que trazem nossas paixões para mais perto e nos proporcionam emoções únicas!

Compartilhe:

Deixe seu comentário!